domingo, 15 de abril de 2012

CAPSad.

Oi blogfólio, voltei!
Comecemos então com uma experiência muito legal do semestre! Ao longo da faculdade  conversamos muito sobre pesquisa e sabemos que está é uma ferramenta importante para a rotina de um sanitarista. Então na UPP de Análise de Situação de Saúde e Vigilância à Saúde V a professora Stela nos propôs o desafio de fazer uma pesquisa para praticarmos a elaboração do questionário, o teste, a aplicação, alimentação no banco de dados e análise das informações obtidas. 
Meu grupo pulou algumas etapas (elaboração e teste do questionário) e se inseriu em uma pesquisa já em andamento em um CAPSad de Porto Alegre.
Ficamos responsáveis então pelo preenchimento de 100 questionários/fichas de coletas, as quais preencheríamos a partir dos prontuários dos usuários do serviço. O produto final foi a criação de um boletim epidemiológico, que aliás ficou muito bonito!
A experiência foi super válida, porque além de nos aproximarmos do CAPSad dos usuários - suas histórias  de vida, do porque iniciaram o uso das substâncias, das suas perspectivas - percebemos a quantidade de possibilidades de falhas na coleta de dados, a diferença de forma de preenchimento dos coletadores, a percepção distinta de quais os dados são importantes, entre outros.
A ideia agora é dar retorno ao serviço com a análise do perfil dos usuários atendidos lá e dar continuidade a experiência com os alunos do semestre anterior!
Abaixo a foto da equipe:


Nenhum comentário:

Postar um comentário